Folhas de Outono
Aki Kaurismäki, 2023
O diretor finlandês exibe a melhor forma de seu humor seco e um tanto quanto melancólica para contar uma história de amor entre duas pessoas que vagam sem rumo num país quase em ruínas.

Por Barbara Demerov

Publicado em 31 de março de 2024 às 13:43

Onde assistir

Enquanto um romance nasce aos poucos, Ari Kaurismaki filma o trivial e constrói um entorno melancólico, marcado pela guerra da Ucrânia. De lugares diferentes, os dois personagens ouvem no rádio as notícias de bombardeios e mortes enquanto tentam seguir com suas vidas.

Não fosse por esse pano de fundo atual e realista, Folhas de Outono seria um típico romance que desafia seus personagens principais, enquanto os secundários ficam como responsáveis por piadas que tiram a nuvem de incertezas e preocupações — mesmo que por alguns segundos.

Mas a tristeza explícita nas faces de Ansa (Alma Pöysti) e Holappa (Jussi Vatanen) toma conta dos ambientes por onde eles passam. Ele luta contra o alcoolismo, enquanto ela luta contra a solidão e dificuldades financeiras. Juntos, essa vida de batalhas pode ser mais leve - especialmente em uma época do ano em que as folhas caem para dar espaço para outras nascerem.

Ansa e Holappa são duas pessoas bem diferentes uma da outra que passam a nutrir um carinho mútuo e natural. E o amor, aqui representado por olhares e gestos delicados, é a melhor válvula de escape que eles poderiam encontrar.

1 LIVRO, 1 DISCO, 1 FILME que dialogam com Folhas de Outono

Pessoas Normais, Sally Rooney (2018)
Outro exemplo de história de amor bem-humorada entre dois personagens que à primeira vista não parecem nada extraordinários, mas ganham um sentido para a vida quando se encontram.
Maailman Onnellisin Kansa, Maustetytöt (2023)
A dupla finlandesa de cantoras pop faz uma participação especial no longa: são elas que cantam no videokê numa das cenas perto do final do filme. O título do álbum, que se traduz como "as pessoas mais felizes do mundo" não deixa de ser uma ironia com o tom tradicional das obras de Kaurismaki e o fato de seu país natal ser o atual hexacampeão consecutivo do ranking anual de índice de felicidade das Nações Unidas.
Os Mortos Não Morrem, Jim Jarmusch (2019)
Num dos encontros, Ansa e Holappa vão ao cinema ver justamente esse longa do cineasta independente norte-americano sobre uma cidadezinha infestada por uma invasão de zumbis.

©2024 1LDF. Todos os direitos reservados. Não utilizamos cookies, e coletamos apenas dados anônimos de contagem de usuários. Este é um site de código aberto.