Priscilla
Sofia Coppola, 2023
Os bastidores de uma história que vai além do brilho dos palcos e mergulha nas profundezas do silêncio. A performance de Cailee Spaeny e a direção meticulosa de Coppola revelam um relacionamento que ecoa para além dos aplausos.

Por Barbara Demerov

Publicado em 31 de março de 2024 às 14:25

Onde assistir

Por razões que vão para além do título, o rei do rock fica em segundo plano em Priscilla, algo que só engrandece a performance de Cailee Spaeny e deixa claro o quão impactante foi essa relação. Um relacionamento que, de forma orgânica e também forçada, dominou todos os âmbitos de sua vida.

Para expor isso em tela, Coppola opta por apresentar a rotina do casal, mas especialmente dela sozinha na mansão, sob um olhar externo. Tal olhar pode parecer distante inicialmente, mas não se engane. Priscilla é o cerne de tudo e seu silêncio toma conta. É preciso muita atenção para imaginar o que ela está pensando todas as vezes que o marido/ídolo sai para suas viagens.

Mas a diretora dá as ferramentas (narrativas e visuais) para que o espectador entenda aquela quietude e se sinta ali, ao lado da personagem nos amplos cômodos de Graceland, em Memphis. É de um primor o cuidado de Coppola em construir uma suposta vida de conto de fada e, em contrapartida, a sutileza de Cailee em derrubar tudo por terra com olhares e decisões que jamais são ditas em voz alta.

1 LIVRO, 1 DISCO, 1 FILME que dialogam com Priscilla

Elvis e Eu, Priscilla Presley (1985)
A autobiografia que deu origem ao livro. Aqui, a autora desconstrói o mito e relata a faceta que até então só ela conhecia de uma das figuras mais influentes do século XX.
Venus, Frankie Avalon (1960)
Diz a lenda que essa era a música que tocava quando Priscilla e Elvis se conheceram. Sofia Coppola faz uso desta e de outras faixas dos anos 60 na trilha sonora do filme, já que não foi autorizada a ter as gravações do Rei do Rock.
Encontros e Desencontros, Sofia Coppola (2004)
A solidão feminina, tema mais forte do cinema de Sofia Coppola, também foi explorada naquela que até hoje é sua obra mais celebrada. Scarlet Johansson e Bill Murray estrelam esse clássico moderno.

©2024 1LDF. Todos os direitos reservados. Não utilizamos cookies, e coletamos apenas dados anônimos de contagem de usuários. Este é um site de código aberto.